REPORTAGEM LUIS MELO

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Arapongas intensifica combate à dengue após 16 casos confirmados da doença

 




A prefeitura, através do departamento de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, continua empenhada em impedir o aumento de casos e de focos da dengue no município de Arapongas, seja através de mutirões nos bairros ou do trabalho que as equipes de endemias vêm realizando diretamente nas regiões onde ocorre o maior número de incidências.

Casos

Até a presente data, segundo a Secretaria de Saúde, Arapongas registra um quadro com 246 casos suspeitos de dengue, sendo 16 positivos (8 importados e 8 autóctones). As regiões mais afetadas da cidade, são a Zona Sul, que registra seis dos casos confirmados, os Jardins Araucárias, Petrópolis e Colúmbia, a Vila Araponguinha e o centro da cidade.

Estratégia

A estratégia que está sendo usada para reverter este quadro, segundo o Secretário de Saúde, Alcides Livrari Junior, concentra os esforços das equipes de endemias nas regiões onde existem notificações da doença ou casos confirmados seja através de trabalho de campo e/ou borrifação de veneno. “A estratégia tem dado resultado e evitado, por exemplo, que o município entre em estado de epidemia de dengue”, completou Alcides.

Alerta

Finalizando o secretário de Saúde frisa que as equipes de endemias continuarão reforçando o trabalho e alertando a população, principalmente em relação a este período crítico, com temperatura ideal para reprodução do mosquito transmissor da Dengue, estendendo o alerta também para as pessoas que viajarem para regiões onde estão tendo casos da doença. “Valendo ressaltar que a população por sua vez, também deve continuar adotando medidas preventivas, como eliminar todo e qualquer objeto que possa acumular água no quintal, como vasos, pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, pneus e lixo doméstico pois a única maneira de se prevenir da doença é eliminar condições que favoreçam a proliferação do mosquito transmissor”, finalizou Alcides.



Assessoria de imprensa da Prefeitura de Arapongas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário